31 de março de 2012

Lição 12 - Fuja da contenda!



Texto Biblico: Provérbios 10.12; 11.13

Nesta Lição aprendemos o cuidado que devemos ter para evitar a contenda e quais os problemas causados por essa prática e como evitá-la.

"Contenda é o ato de discutir seriamente com alguém, brigar ou disputar algo."

Precisamos ficar sempre vigilantes para não nos envolvermos em discórdias e confusões. Deus não nos criou para brigarmos com o nosso próximo, mas para que pudéssemos amá-lo.

" Dois amigos, Amir e Farid, viajavam juntos. Ao passarem perto de um rio caudaloso, Farid resolveu banhar-se. Em dado momento, distraindo-se, foi arrastado pela correnteza. Amir vendo que seu grande amigo corria risco dee vida, atirou-se nas águas e, com muito esforço, conseguiu salvá-lo. Após esse episódio Farid gravou numa pedra a seguinte frase: "Aqui com risco de sua própria vida, Amir salvou seu amigo Farid." dias depois os dois tiveram uma grande contenda. Amir perdeu o controle e esbofeteou seu amigo Farid. Este, com a ponta do seu cajado escreveu na areia a seguinte frase: "Aqui , por motivos futeis, Amir esbofeteou seu amigo Farid". Amir ao vê-lo escrever na areia, lhe perguntou: "Por que quando fostes salvo gravaste aquele feito numa pedra e agora escreveste na areia o agravo recebido?" Farid prontamente respondeu: "Os atos de bondade, de amor e abnegação devem ser gravados na rocha para serem lembrados, mas quando recebemos uma ofensa, devemos escrevê-la na areia, para que seja apagada pelo vento e esquecida."

(Autor Desconhecido)

Coisas que levam à contenda

As fofocas: Descobrir os segredos alheios ou tecer comentários destrutivos sobre as atitudes e pensamentos de alguém., sem saber se é verdade ou que levou a pessoa a agir daquela forma, pode ser uma maneira astuciosa de fazer intrigas.
Lembrando que, dá ouvidos ao fofoqueiro, também está fazendo fofoca.

A ira: A ira pode causar feridas emocionai dificieis de se cicratizar. Portanto, lembre-se: não são as suas emoções que devem controlar sua vida. Ao contrário, você deve aprender a ter controle sobre suas emoções e não deixar a ira abundar no seu coração.

A soberba: A soberba levao individuo a pensar que é melhor que outros. A bíblia diz que a soberba destrói o homem (Pv. 29.23). Portanto, tenha cuidado!

Aprendendo a não brigar.
  • Contolar o ódio e praticar o amor;
  • praticar a paciência;
Não entre em atritos. Pratique sempre o amor e não busque os seus próprios interesses. Lembre-se: o amor promove a união.

Síntese da Lição 12 - Fuja da contenda! da revista "Adolescentes da CPAD"


20 de março de 2012

Lição 11 - Seja Prudente!


"Um construtor foi prudente em construir o alicerce de sua casa sobre uma rocha, onde nem a chuva, as enchentes e o vento foram capazes de derrubá-la. Por outro lado, um segundo construtor foi imprudente, pois construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes e o vento, e tudo foi destruído, porque não tinha segurança." ( Mateus 7.24-27)

"O homem sensato sempre pensa antes de agir, mas o tolo anuncia a sua ignorância." ( Pv. 13.16)

Nesta lição estudamos sobre a prudência, que é uma virtude que nos ajuda a agir com cautela diante das situações da vida, ou seja, pensar antes de agir.

Quem é prudente reflete sobre as consequências que suas palavras e ações podem gerar. Você sabia que a maioria de nossos erros acontecem por agirmos sem pensar?

Devemos ter cuidado em fazer certas coisas só  porque está "na moda" não levando em conta as consequências que isso pode trazer. A Bíblia nos orienta a nos afastarmos do mal e revela que todas as pessoas que agiram imprudentemente sofreram danos terríveis.

Exemplos bíblicos de quem foi prudente e venceu:
  • José do Egito: Foi prudente ao se afastar da mulher de Potifar, quando foi tentado por ela. Deus cumpriu sua promessa e tornou-se governador.
  • Daniel: Foi prudente ao rejeitar os manjares do rei, que era oferecido a ídolos. O Senhor permitiu que ele e seus amigos que também rejeitaram aos manjares fossem os mais fortes e formosos.
Exemplos bíblicos de quem NÃO foi prudente e sofreram:
  • Sansão:  Cedeu aos encantos de Dalila, desobedecendo seus pais e terminou sem preso e sem força.
  • Judas: Traiu ao Senhor Jesus, suicidou-se.
  • Saul: Não esperou Samuel para oferecer o sacrificio ao SEnhor e fez por si próprio contrariando as ordenanças do DEus, perdeu a guerra.
É importante lembrar que uma pessoa pode até errar, mas ela tem a habilidade de reconhecer os seus erros e receber perdão, assim como foi com Sansão.

Meios que levam à prudência

Controlar os impulsos, isso requer força de vontade, paciência, disciplina e, sobretudo, temor a DEus.

Agir pela razão: Não siga certos conselhos que dizem que "devemos seguir o nosso coração", a Bíblia diz que o coração do homem é enganoso, então haja com consciência dos seus atos e suas ações. Pense sempre antes de agir.

Deixar que o Espírito Santo atuar em seu caráter: Devemos nos revestir do Espírito Santo, para que Ele possa nos controlar por completo de modo que nossas ações sejam moldadas por Ele.

Lembre-se, quando escolhemos fazer aquilo que é certo, evitamos graves problemas em nossa vida.

Síntese da Lição 11- Seja Prudente! da revista Conselhos para o dia a dia  "Adolescentes", CPAD.



17 de março de 2012

1° teste - Adolescentes 2012

Atenção!


Domingo, dia 18/03/2012, teremos nosso 1° teste sobre as lições estudadas ao longo do trimestre.
O teste vale 10 pontos, então estudem e meditem na Palavra de Deus, para estarem prontos para esse dia.

"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pedro 3:18 "

10 de março de 2012

Lição 10 - Como relacionar-se com o próximo

" O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão." ( Pv. 17.17)

Nesta lição estudamos como obter um bom relacionamento com o nosso próximo.
A primeira pergunta a se fazer é: " Como é meu relacionamento com as pessoas?"
A Bíblia nos ensina que devemes amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos ( Mt 22.37-39).
A nossa relação com Deus é muito importante para termos um bom relacionamento com as pessoas, pois quando nos aproximamos de Deus, mais provamos de seu amor, vemos como somos amados e sentimos a necessidade de compartilhar o seu amor com os outros.
Não dá para as pessoas aquilo que não temos ou não conhecemos, ou seja, não podemos amar se não temos amor, principalmente o amor de Deus, pois o amor do Senhor não possui distinção, não vê raça, cor ou posição social. E é assim que devemos amar ao próximo.

Fazendo ao outro aquilo que deseja para si.

"Amar é fazer ao outro aquilo que deseja para si."
"E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei também." ( Lucas 6.31)
Você gostaria que alguém zombasse de você, falasse mal, te desprezasse ou te humilhasse?
Creio que não, então antes de fazer alguma coisa que machuque o seu próximo, coloque-se no lugar dele.

"Liz estava internada num hospital, sofrendo de uma terrível e rara doença. A única chance de recuperação para ela seria uma transfusão de sangue. O seu irmão mais velho, de apenas cinco anos, era o único doador compatível. O médico explicou toda a situação para o menino, e perguntou se ele aceitava doar o sangue para a irmã. Ele hesitou um pouco, respirou fundo e disse: "Está certo, eu topo, já que é para salvá-la..." À medida que a transfusão foi progredindo, ele começou a ficar pálido, e com a voz trêmula,perguntou: "è agora que eu vou começar a morrer?". Ele tinha interpretado mal as palavras domédico,porque pensou que teria que doar todo seu sangue para salvar a irmã! Ele estava disposto a morrer por ela."

A base de um bom relacionamento é o amor. Quando amamos, somos capazes de compreender, aceitar ajudar e dedicar-se ao bem-estar dos outros.

Síntese da lição 10 "Como relacionar-se com o próximo" da revista Adolescentes, CPAD. 


Postado por : Leonizia da Costa
Professora de adolescentes da Classe Jônatas

9 de março de 2012

No namoro, pense no “nós” e não no “eu”

namoro-cristao-brigas

Tudo ia bem entre o casal. Apelidos carinhosos, suspiros apaixonados, sorrisinhos constantes até que… surge o primeiro desentendimento. Eles achavam que aquilo seria impossível acontecer já que estavam tão bem. Seria um aviso de Deus falando que esse namoro não vai dar certo?
A maioria esmagadora dos relacionamentos começa naquele momento apaixonado, onde ambos flutuam enquanto passeiam de mãos dadas. As árvores são de algodão doce, as casas são feitas de bolachas e os rios de chocolate. Tudo é lindo! Mas, chega o momento em que essa paixão termina. E é nesse ponto onde começam algumas brigas. A razão pela qual esses desentendimentos surgem é porque agora, depois que a poeira… digo, a paixão abaixa, nós conseguimos ver realmente algumas características da pessoa que não nos agradam.
Não confunda paixão com romance. Também existe um outro detalhe: Querer se relacionar com alguém, mas continuar sendo individual.
Isso acontece quando a pessoa se preocupa com o “eu” em vez do “nós”.
“Mas eu estou certa e ele errado! Ele é quem deve me pedir desculpas!”
Quem diz essa frase também está errando. Tudo bem, o cara deu uma mancada e agora você está aí com seu orgulho ferido esperando que ele venha até você te pedir desculpas certo? ERRADO! Dessa forma você está pensando no “eu” e não no “nós”. O casal pode estar junto, mas seus pensamentos estão separados. Ambos precisam pensar no propósito desse namoro, ou seja, em vez de trabalhar individualmente (“eu” tenho a razão), trabalhe em conjunto (nós estamos juntos e vamos vencer essa)!
Namoro não é só flores e diversão! Existem momentos onde você é tratado também. Momentos em que você precisa ceder, dar o braço a torcer.
Exemplo:
Digamos que aconteceu um desentendimento em um casal e a mulher tem a razão na história. Ela fica irritada com a situação e acaba querendo retribuir o erro do homem na mesma moeda, ou seja, como resposta, ela o trata sem o respeito devido. O problema, no entanto, é que ao ser tratado sem respeito, o rapaz deixará de tratar ela com amor. Isso vira um ciclo maligno!
O que fazer neste caso?
Alguém precisa dar o braço a torcer para quebrar o ciclo. Ainda que tenha razão, porque em um relacionamento não se observa qual dos dois tem a razão e sim como farão para vencer essa dificuldade juntos.
O foco não deve ser “a pessoa que errou” e sim “o erro da pessoa“. Ao tratar o assunto, não se deve condenar a pessoa que errou e sim ajudar e orientar.
O casal deve trabalhar em equipe para que ambos possam crescer juntos. Desentendimentos servirão para que se conheçam melhor.
Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo. Provérbios 27:17
Sua função como namorada(o) é levar seu cônjuge para mais perto de Deus e é com atitudes parecidas com as de Jesus é que você fará isso.
Guarde esta frase: É melhor amar do que ter a razão.
Deus nos dê sabedoria e graça nessa tarefa de levar nosso cônjuge pra mais perto Dele.
Fonte: Fernando Ortega do Não Morda a Maçã

7 de março de 2012

Tarefa do livro


ATENÇÃO!!!!

Domingo dia 11/03/2012,é dia da entrega do livro, conforme o Termo de responsabilidade que cada um da Classe Jônatas assinou.

Em relação a tarefa, cada um terá que fazer uma resenha do livro e postar aqui no blog, segue os tópicos que deverão ser abordados.

  1. Identifique a obra: Nome do livro, autor e editora;
  2. Apresente a obra: Descreva um pouco sobre o que o livro fala;
  3. Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Diga o que achou do livro, quais as partes gostou e o que você aprendeu com ele;
  4. Recomende a obra: Fale um pouco para as pessoas, por que esse livro seria bom para elas lerem;
  5. Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome;

Boa leitura!

1 de março de 2012

Não sou rebelde!


Porque a rebeldia é como o pecado de feitiçaria
(1 Samuel 15.23)
 
"Ultimamente os adolescentes estão seguindo uma moda e denominam-se REBELDES. O seguidor de Cristo é antes de tudo, OBEDIENTE. É também uma testemunha poderosa de amor de Deus e um exemplo para todos. Se você é um seguidor fiel de Cristo, saiba que quem o chamou também o prepará para enfrentar tudo. Portanto não seja rebelde, obedeça."

Pois a Bíblia compara a feitiçaria com a rebeldia e com obstinação (Samuel 15.23). São pecados que colocam o transgressor fora da proteção de Deus, porque rejeitam o senhorio DEle sobre suas vidas e o submete ao poder destruidor do Inimigo.

Jesus Cristo é nosso maior exemplo de obediência. Ele foi obediente em tudo durante sua vida terrena. Não protestou por morrer em uma cruz, não resmungou na dor ou no sofrimento. Ele aceitou tudo isso sem se rebelar, mesmo sendo o Filho de Deus, somente por nos amar e para que fôssemos perdoados. Sua paciência e amor continuam sendo infinitos por nós.


"Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. (1 Coríntios 11:1) "


Baseado na Lição 9 - "Não sou rebelde" da revista Pré-adolescentes da CPAD.



Postado por: Leonizia da Costa
Professora da Classe Jônatas

LIÇÃO 9 - APRENDA A PERDOAR




O PRINCÍPIO DO PERDÃO

    Desfrutar de uma amizade pura, sincera e leal é algo maravilhoso, mas como é triste sofrer uma decepção ou ser machucado por aquele a quem se tem amizade. Quando somos maltratados, nos sentimos pisados e inferiorizados. O coração se enche de ira e desejamos, na maioria das vezes, nos vingar da afronta que sofremos. Porém, a Bíblia nos ensina a perdoar.
    Mas, afinal. o que significa realmente perdoar, e o que faz o perdão ser algo tão fundamental nas nossas vidas? A palavra perdoar significa literalmente cancelar ou livrar. O perdão, então, é um ato no qual o ofendido livra o ofensor do seu erro, libertando-o da culpa pelo mal que cometeu. Perdoar é ser misericordioso com quem errou, tratando-o do mesmo modo como Cristo nos tratou. (1 Jo 2.12).
    Perdoar não é esquecer o mal que nos fizeram, mas cancelar a dívida que o outro contraiu conosco no momento em que nos ofendeu. Dificilmente alguém consegue esquecer os males que sofreu. Porém, quando perdoamos, cancelamos tudo. E mesmo que lembremos do fato que ocorreu, este não terá ação no presente porque já foi cancelado e não produz mais efeitos nas nossas vidas.
Perdoar é, sobretudo, superar a dor e aceitar o outro como ele é. Perdoar é amar aquele que nos aborrece.
Perdoar não é uma opção nossa, mas um dever. Cristo nos ensinou que, se não perdoarmos àqueles que nos ofendem, também Deus não nos perdoará (Mt 6.14,15).
    Perdoar talvez seja a prova mais difícil que tenhamos de passar na nossa trajetória de vida cristã. Devemos sempre praticar o perdão (Lc 17.3,4).
POR QUE DEVEMOS PERDOAR
    Você sabia que o perdão é importante para o bem-estar mental e espiritual? Quem não consegue perdoar É como uma ferida que não pode cicatrizar.
    O livro de Provérbios nos ensina a perdoar aqueles que fizeram o mal contra nós (Pv 17.9). Também nos mostra que não devemos retribuir com o mal a ofensa que recebermos (Pv 24.29). A capacidade de perdoar não é um talento ou um dom que recebemos, mas uma atitude corajosa daqueles que querem agradar a Deus e desejam ter uma vida saudável.

COISAS QUE IMPEDEM O PERDÃO
a) Ódio. É um sentimento terrível e destrutivo que precisa ser banido de nossas vidas. Quem dá lugar ao ódio pode chegar à loucura, ou a uma perda total da razão, e cometer coisas absurdas. O ódio impede que a pessoa declare o perdão, por isso, tenha cuidado!
b) Autopiedade. É um outro sentimento destrutivo que impede o perdão é a autopiedade. Uma pessoa que sente autopiedade tem dó de si mesma, torna-se "coitadinha" e vítima daquilo que fizeram contra ela. Constantemente lembra-se da ofensa que recebeu e diz: "eu não merecia isso", "aquela pessoa não tinha o direito de fazer isso comigo", "sinto-me abatido com o que fizeram comigo", e assim sucessivamente. Enquanto ficarmos presos ao que fizeram conosco e nos sentirmos vítimas da situação, não conseguiremos perdoar verdadeiramente.
c) O orgulho. Também é um sentimento que impede que declaremos o perdão. Às vezes ficamos numa posição defensiva achando que só o outro está errado e que é dever dele, e não nosso, de buscar uma reconciliação. Porém, Jesus nos ensinou que devemos tomar a iniciativa de nos reconciliarmos com aqueles que nos feriram (Mt 5.23,24). Não deixe o orgulho prevalecer no seu coração. Vença este terrível inimigo e aprenda a perdoar.

PRATICANDO O PERDÃO 
a) A determinação. Para que consigamos superar os males que fizeram contra nós, é necessário que tenhamos determinação para perdoar. Se não determinarmos inicialmente o perdão àqueles que nos ofenderam, não podemos nos livrar dos efeitos negativos daquilo que fizeram contra nós.
b) O amor. O perdão só é possível quando conseguimos amar. O amor vai além de um mero sentimento. Amar é ação, é atitude (Pv 25.21 ,22). Quando guardamos ressentimentos e mágoas dentro de nós, fechamos o coração para as bênçãos de Deus.
  
c) A humildade. Para perdoar, também precisamos de humildade. Analise o exemplo: Duas ovelhas resolveram atravessar uma ponte estreita que ligava as duas margens de um impetuoso rio. Ambas iniciaram a travessia num sentido oposto, num mesmo momento, encontrando-se no meio daquela ponte. Ocorreu um grande impasse, elas não podiam prosseguir, nem tão pouco voltar. No princípio davam cabeçadas uma contra a outra, sem sucesso, até que uma delas resolveu deitar-se e a outra passou por cima dela. Assim, ambas conseguiram atravessar a ponte. Você seria capaz de se humilhar diante de uma pessoa que lhe ofendeu para restabelecer a paz entre vocês? Há pessoas que não perdoam por não serem capazes de se humilhar. Às vezes precisamos agir como aquela ovelha, tomando a iniciativa para resolver o problema.
Sem o perdão, é difícil nos livrarmos dos obstáculos que nos impedem de termos comunhão com Deus. Por isso aprenda a perdoar. O perdão alivia, diminui o sofrimento, traz paz e renovação de vida.

Síntese da Lição 9 " Aprenda a perdoar" da revista Adolescentes, CPAD.
 
 Postado por : Jéssica Ferreira
Idade : 14 Anos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...