20 de março de 2012

Lição 11 - Seja Prudente!


"Um construtor foi prudente em construir o alicerce de sua casa sobre uma rocha, onde nem a chuva, as enchentes e o vento foram capazes de derrubá-la. Por outro lado, um segundo construtor foi imprudente, pois construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes e o vento, e tudo foi destruído, porque não tinha segurança." ( Mateus 7.24-27)

"O homem sensato sempre pensa antes de agir, mas o tolo anuncia a sua ignorância." ( Pv. 13.16)

Nesta lição estudamos sobre a prudência, que é uma virtude que nos ajuda a agir com cautela diante das situações da vida, ou seja, pensar antes de agir.

Quem é prudente reflete sobre as consequências que suas palavras e ações podem gerar. Você sabia que a maioria de nossos erros acontecem por agirmos sem pensar?

Devemos ter cuidado em fazer certas coisas só  porque está "na moda" não levando em conta as consequências que isso pode trazer. A Bíblia nos orienta a nos afastarmos do mal e revela que todas as pessoas que agiram imprudentemente sofreram danos terríveis.

Exemplos bíblicos de quem foi prudente e venceu:
  • José do Egito: Foi prudente ao se afastar da mulher de Potifar, quando foi tentado por ela. Deus cumpriu sua promessa e tornou-se governador.
  • Daniel: Foi prudente ao rejeitar os manjares do rei, que era oferecido a ídolos. O Senhor permitiu que ele e seus amigos que também rejeitaram aos manjares fossem os mais fortes e formosos.
Exemplos bíblicos de quem NÃO foi prudente e sofreram:
  • Sansão:  Cedeu aos encantos de Dalila, desobedecendo seus pais e terminou sem preso e sem força.
  • Judas: Traiu ao Senhor Jesus, suicidou-se.
  • Saul: Não esperou Samuel para oferecer o sacrificio ao SEnhor e fez por si próprio contrariando as ordenanças do DEus, perdeu a guerra.
É importante lembrar que uma pessoa pode até errar, mas ela tem a habilidade de reconhecer os seus erros e receber perdão, assim como foi com Sansão.

Meios que levam à prudência

Controlar os impulsos, isso requer força de vontade, paciência, disciplina e, sobretudo, temor a DEus.

Agir pela razão: Não siga certos conselhos que dizem que "devemos seguir o nosso coração", a Bíblia diz que o coração do homem é enganoso, então haja com consciência dos seus atos e suas ações. Pense sempre antes de agir.

Deixar que o Espírito Santo atuar em seu caráter: Devemos nos revestir do Espírito Santo, para que Ele possa nos controlar por completo de modo que nossas ações sejam moldadas por Ele.

Lembre-se, quando escolhemos fazer aquilo que é certo, evitamos graves problemas em nossa vida.

Síntese da Lição 11- Seja Prudente! da revista Conselhos para o dia a dia  "Adolescentes", CPAD.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...