1 de março de 2012

LIÇÃO 9 - APRENDA A PERDOAR




O PRINCÍPIO DO PERDÃO

    Desfrutar de uma amizade pura, sincera e leal é algo maravilhoso, mas como é triste sofrer uma decepção ou ser machucado por aquele a quem se tem amizade. Quando somos maltratados, nos sentimos pisados e inferiorizados. O coração se enche de ira e desejamos, na maioria das vezes, nos vingar da afronta que sofremos. Porém, a Bíblia nos ensina a perdoar.
    Mas, afinal. o que significa realmente perdoar, e o que faz o perdão ser algo tão fundamental nas nossas vidas? A palavra perdoar significa literalmente cancelar ou livrar. O perdão, então, é um ato no qual o ofendido livra o ofensor do seu erro, libertando-o da culpa pelo mal que cometeu. Perdoar é ser misericordioso com quem errou, tratando-o do mesmo modo como Cristo nos tratou. (1 Jo 2.12).
    Perdoar não é esquecer o mal que nos fizeram, mas cancelar a dívida que o outro contraiu conosco no momento em que nos ofendeu. Dificilmente alguém consegue esquecer os males que sofreu. Porém, quando perdoamos, cancelamos tudo. E mesmo que lembremos do fato que ocorreu, este não terá ação no presente porque já foi cancelado e não produz mais efeitos nas nossas vidas.
Perdoar é, sobretudo, superar a dor e aceitar o outro como ele é. Perdoar é amar aquele que nos aborrece.
Perdoar não é uma opção nossa, mas um dever. Cristo nos ensinou que, se não perdoarmos àqueles que nos ofendem, também Deus não nos perdoará (Mt 6.14,15).
    Perdoar talvez seja a prova mais difícil que tenhamos de passar na nossa trajetória de vida cristã. Devemos sempre praticar o perdão (Lc 17.3,4).
POR QUE DEVEMOS PERDOAR
    Você sabia que o perdão é importante para o bem-estar mental e espiritual? Quem não consegue perdoar É como uma ferida que não pode cicatrizar.
    O livro de Provérbios nos ensina a perdoar aqueles que fizeram o mal contra nós (Pv 17.9). Também nos mostra que não devemos retribuir com o mal a ofensa que recebermos (Pv 24.29). A capacidade de perdoar não é um talento ou um dom que recebemos, mas uma atitude corajosa daqueles que querem agradar a Deus e desejam ter uma vida saudável.

COISAS QUE IMPEDEM O PERDÃO
a) Ódio. É um sentimento terrível e destrutivo que precisa ser banido de nossas vidas. Quem dá lugar ao ódio pode chegar à loucura, ou a uma perda total da razão, e cometer coisas absurdas. O ódio impede que a pessoa declare o perdão, por isso, tenha cuidado!
b) Autopiedade. É um outro sentimento destrutivo que impede o perdão é a autopiedade. Uma pessoa que sente autopiedade tem dó de si mesma, torna-se "coitadinha" e vítima daquilo que fizeram contra ela. Constantemente lembra-se da ofensa que recebeu e diz: "eu não merecia isso", "aquela pessoa não tinha o direito de fazer isso comigo", "sinto-me abatido com o que fizeram comigo", e assim sucessivamente. Enquanto ficarmos presos ao que fizeram conosco e nos sentirmos vítimas da situação, não conseguiremos perdoar verdadeiramente.
c) O orgulho. Também é um sentimento que impede que declaremos o perdão. Às vezes ficamos numa posição defensiva achando que só o outro está errado e que é dever dele, e não nosso, de buscar uma reconciliação. Porém, Jesus nos ensinou que devemos tomar a iniciativa de nos reconciliarmos com aqueles que nos feriram (Mt 5.23,24). Não deixe o orgulho prevalecer no seu coração. Vença este terrível inimigo e aprenda a perdoar.

PRATICANDO O PERDÃO 
a) A determinação. Para que consigamos superar os males que fizeram contra nós, é necessário que tenhamos determinação para perdoar. Se não determinarmos inicialmente o perdão àqueles que nos ofenderam, não podemos nos livrar dos efeitos negativos daquilo que fizeram contra nós.
b) O amor. O perdão só é possível quando conseguimos amar. O amor vai além de um mero sentimento. Amar é ação, é atitude (Pv 25.21 ,22). Quando guardamos ressentimentos e mágoas dentro de nós, fechamos o coração para as bênçãos de Deus.
  
c) A humildade. Para perdoar, também precisamos de humildade. Analise o exemplo: Duas ovelhas resolveram atravessar uma ponte estreita que ligava as duas margens de um impetuoso rio. Ambas iniciaram a travessia num sentido oposto, num mesmo momento, encontrando-se no meio daquela ponte. Ocorreu um grande impasse, elas não podiam prosseguir, nem tão pouco voltar. No princípio davam cabeçadas uma contra a outra, sem sucesso, até que uma delas resolveu deitar-se e a outra passou por cima dela. Assim, ambas conseguiram atravessar a ponte. Você seria capaz de se humilhar diante de uma pessoa que lhe ofendeu para restabelecer a paz entre vocês? Há pessoas que não perdoam por não serem capazes de se humilhar. Às vezes precisamos agir como aquela ovelha, tomando a iniciativa para resolver o problema.
Sem o perdão, é difícil nos livrarmos dos obstáculos que nos impedem de termos comunhão com Deus. Por isso aprenda a perdoar. O perdão alivia, diminui o sofrimento, traz paz e renovação de vida.

Síntese da Lição 9 " Aprenda a perdoar" da revista Adolescentes, CPAD.
 
 Postado por : Jéssica Ferreira
Idade : 14 Anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...