Só para meninas


Aqui é seu espaço para tirar dúvidas e conferir dicas para meninas antenadas que buscam ter comunhão com Deus. Mande sua sugestão, será um prazer para nós.


Muitas pessoas carregam no coração uma grande dúvida com relação à vida sentimental. Ou seja, como saber se esta ou aquela pessoa é a que Deus separou para mim? Como saber se este namoro é de Deus? Aqui vai algumas dicas a este respeito. São dicas baseadas em experiências e orientações contidas na Palavra de Deus.


1ª dica – Os Frutos

Como disse Jesus, uma boa árvore se conhece pelos frutos “Portanto, pelos seus frutos o conhecereis” (Mateus 7:20). Assim, veja se o rapaz ou a moça é um servo de Deus, analise o seu comportamento, a sua vida com o Senhor. Cuidado, pois existem muitos lobos vestidos de ovelhas.
Melhor fazer a vontade de Deus do que fazer a vontade dos homens, não é mesmo? Assim, ao namorar alguém precisamos verificar com atenção os seus frutos. É preciso tomar cuidado quanto a isto, pois muitas vezes, por estarmos envolvidos sentimentalmente, não prestamos a atenção neste aspecto. Criamos uma certa ilusão e nos esquecemos de analisar os frutos da pessoa. Por este motivo, analise friamente os frutos da pessoa que está se envolvendo. Veja a sua vida na igreja e especialmente em casa, se é um bom filho ou boa filha, analise também o seu comportamento profissional, etc. É muito fácil ser cristão na igreja, os verdadeiros frutos são revelados no dia a dia, nos bastidores.

2ª Dica – A Paz

A Palavra de Deus diz que a “paz” deve ser o árbitro em nossos corações “Seja paz de Cristo o árbitro em vosso coração” (Col. 3:15). O árbitro é aquele que resolve uma questão, que direciona. Ou seja, a paz deve ser o indicativo se o relacionamento é ou não da vontade de Deus. Assim, se o namoro é algo que rouba paz, que leva a pessoa a ficar distante de Deus, que traz inquietação, perturbação, cuidado pois há algo de errado. Lutas e obstáculos sempre existirão, enfim, lutas externas e até desentendimentos esporádicos causados por diferenças de opiniões. Todavia, se o relacionamento rouba a sua paz interior, especialmente a sua comunhão com Deus é um grande indício que de o Senhor não está nesse relacionamento.

3ª dica – É paixão ou amor?

Um outro aspecto relevante é questão da diferença entre amor e paixão. Às vezes nos envolvemos numa paixão e nos machucamos achando que é amor. Paixão é algo avassalador, que nos leva a perder a razão, a lógica e até o temor de Deus. O amor, ao contrário, já é um sentimento maduro, consciente, nasce aos poucos, se desenvolve com o tempo e vai se fortalecendo diante das dificuldades. A paixão é algo passageiro, não resiste à distância, esfria, não espera. O amor, ao contrário, permanece “o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta” (I Cor. 13:07). O amor sabe esperar o momento certo para o sexo (o casamento).

A paixão não, pois é pura emoção. Para exemplificar esta questão, cito, como exemplo, o sentimento de Amnon por Tamar (II Samuel 13) e o sentimento de Jacó por Raquel (Gênesis 29). Amnon se apaixonou por Tamar, sua irmã. Após ter tido relações sexuais com ela, a deixou friamente. Quantos jovens abandonam moças grávidas após satisfazer os seus desejos sexuais?! Jacó, por sua vez, amou a Raquel e o seu amor o fez esperar 7 anos até finalmente tê-la em seus braços. Além disso, trabalhou mais 7 anos para poder estar ao lado de sua amada definitivamente.

4ª dica – Enriquecimento
A Palavra de Deus afirma que a benção do Senhor enriquece e não acrescenta dores (Prov. 10:22). O namoro que é da vontade de Deus traz um enriquecimento mútuo. Ou seja, traz um enriquecimento na área espiritual, profissional, familiar, etc. Deus que ama e cuida de nós certamente colocará alguém em nosso caminho que nos abençoe, que tenha algo de bom a acrescentar em nossa vida, que nos ajude a dar continuidade aos nossos sonhos. Lamento muito quando vejo jovens se envolvendo sentimentalmente com pessoas que nada têm a acrescentar em suas vidas. Ao contrário, são pessoas que surgem para roubar a paz, o futuro e para trazer dor e destruição. O namoro, em caso como estes, se torna um verdadeiro sofrimento.

5ª dica – Convicção

Jesus certa vez disse que a palavra do cristão tem de ser sim, sim ou não, não e que tudo o que passar disso é de procedência do maligno (Mateus 5:37). Neste caso, o namoro aprovado por Deus é algo certo, definido e não indeciso. Quando o relacionamento é envolto por inseguranças e incertezas, algo está errado e precisa ser revisto, pois a dúvida não procede de Deus. Por isso, ao relacionar-se sentimentalmente com alguém é preciso pedir ao Senhor a confirmação sobre o namoro. Se não houver certeza, ore bastante e busque a direção de Deus e se preciso for, abra mão do relacionamento antes que alguém se machuque.

Jamais se relacione com alguém sem que haja essa confirmação, essa convicção sobre os seus sentimentos. Entenda que um casamento é para toda vida. Afinal de contas, você está namorando pensando no futuro, fazendo planos para formar uma família. Se a sua visão é apenas ficar, passar o tempo, reavalie profundamente os seus conceitos, pois este não é o plano de Deus para o namoro.
Aos solteiros, aconselho a que não se atemorizem com o tempo, pois vale a pena esperar em Deus. E como descrito em Eclesiastes 3, existe um tempo determinado para todo propósito debaixo do céu. Assim, o melhor a fazer é buscar a Deus, crescer espiritualmente e profissionalmente. Enfim, adquirir maturidade em todos os aspectos para que quando chegar o tempo de construir uma família, você possa ter uma estabilidade espiritual, emocional e material.

Autor: Pra. Ioná Loureiro





Acho que não preciso responder  o que é certo ou o que errado. Você sabe muito bem. A verdadeira questão é: porque isso é certo ou porque isso é errado? Confira aqui, o que Deus pensa sobre isso.
Há pessoas que já me disseram que no ficar há compromisso sim. Existem pessoas que ficam semanas, meses e anos com mesma pessoa. Mas, eu te faço uma pergunta: Se nesse caso é um compromisso, então porque chamam isso de ficar e não de namorar? Eu tenho a resposta: Porque você não tem obrigação de envolver emocionalmente com a pessoa. Vocês se encontram apenas para trocar "carinhos" e pronto, nada mais. 
No "ficar", duas pessoas conversam, se beijam, se abraçam por algumas horas, muitas vezes praticam algo mais íntimo, sem compromisso.
Já no namoro há a construção de amizade e afeto de uma forma mais profunda, e diferente do "ficar", há um compromisso, e não simplesmente troca de beijos e abraços.
Não é como o namoro, onde você analisa a pessoa para decidir se vale a pena entregar o coração. Saber mais do outro, quais são seus planos para o futuro, passar tempo juntos, conhecer as famílias, conviver como amigos, e o mais importante, se conhecer para algo mais sério: o casamento.
O namoro não dever ser algo apenas para a diversão, muitas pessoas caem na história de "Eu tenho que ter um namorado (a)" e se esquecem do verdadeiro propósito disso, que é que o casal se conheça para se casarem um dia, dividirem a sua vida. Se você não pensa em se casar não namore. É por isso que o namoro entre pessoas jovens demais não costumam dar certo, já que eles não têm maturidade o suficiente para pensar em casamento.
Acorda, você não é um objeto, algo descartável para ser usado agora e jogado fora depois. A pessoa que fica não apenas faz da outra pessoa um objeto de uso, mas também se torna um objeto. A pessoa com a qual você ficar, tirará de você partes que não têm como ser restituídas, como o seu tempo, a sua moral, seus valores, a sua pureza e até mesmo sua virgindade, seja você homem ou mulher. As pessoas que "ficam" trocam constantemente de parceiros, como se não pudesse provocar o real interesse de alguém. Pessoas não objetos, VOCÊ não é um objeto.
Eu sei que isso não é fácil. Quem não "fica" é alvo de piadas e gozações. Quem nunca ficou sofre gozações por ser BV (boca virgem) como chamam aqui por onde moro. 
Você tem que ser amado pelo que você é. Quem quer "ficar" preocupa-se apenas com o físico. Não podemos esquecer que o tempo levará a beleza e a juventude, mas a sua moral permanecerá. Que tipo de moral você quer que permaneça?
Me responda: Você gosta de viver em uma casa limpa ou uma casa suja? A Bíblia diz que o Espírito Santo mora em nosso corpo. Você acha que ele habitará o seu corpo se ele estiver sujo pelo pecado? Você consegue imaginar Jesus "ficando"? Eu não. Então não faça nada que Jesus no seu lugar não faria, siga os passos de Jesus.
Não deixe que as outras pessoas influenciem você. Mais importante do que estar bem com outros é estar bem com Deus. Ele não é um cara mal ditando regras por querer acabar com a sua diversão. Ele quer o melhor para você. Quer que você tenha um relacionamento duradouro, e o melhor: ele já preparou essa pessoa para você! Então não apresse as coisas. Você não precisa ficar fugindo dos rapazes, mas também não precisa ficar correndo atrás deles. Deus colocará a pessoa certa na hora certa, na sua vida. E Ele nunca falha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...