10 de maio de 2012

O fruto do Espírito

"

O fruto do Espírito descrito em Gálatas 5.22, permite ao verdadeiro cristão uma vida honrosa na presença de Deus e das outras pessoas.

Quando o crente, sob domínio do Espírito Santo, produz as diversas virtudes do fruto do Espírito, relacionadas no texto citado acima, ele passa a participar do cárater e da natureza de Cristo.

Essas qualidades apresentam-se em três grupos diferentes:

  • O primeiro grupo diz respeito a nossa atitude em relação a Deus ( Amor, Gozo e Paz):
Amor - É fácil amar as pessoas queridas, como os pais, filhos, esposo(a), parentes, amigos, etc. Mas através do Espírito Santo, você é capaz de dedicar o amor aos inimigos, de tal forma que lhes deseje o bem e perdoe as suas ofensas de todo o coração.

Gozo - Apesar das dificuldades financeiras, enfermidades, calúnias, pela atuação do Espírito Santo, o crente está cheio de gozo, ou seja , alegria. Assim como Paulo e Silas na prisão, injustamente presos por causa do Evangelho, em vez de reclamarem, simplesmente cantavam e oravam. (Atos 16.25)

Paz - O crente vive no meio da violência que gera insegurança e medo nas pessoas, mas esta virtude do Espírito lhe concede tranquilidade e confiança.

  • O segundo lida com os relacionamentos sociais ( longanimidade, benignidade e bondade):
Longanimidade -  Esta virtude faz você esperar com paciência no Senhor.

Benignidade - Torna você benigno, desejoso dobem a todos, principalmente para os seus inimigos.

Bondade - Se antes você praticava o mal, agora é bom para todos, sem acepção de pessoas.

  • E o terceiro descreve os príncipios que orientam a conduta de um cristão:
Fé - É a certeza que Deus existe e está sempre conosco para nos dá a vitória. Ela é sobrenatural, muito diferenteda natural, que leva o homem a confiar no motorista de ônibus, no piloto de avião, etc.

Mansidão - Torna você manso e calmo, quando antes, era agressivo e se irava por qualquer coisa que o contrariava.

Temperança - Parece ser o somatório de tudo. E sobre esta qualidade do fruto do Espírito. Quema possui, tem domínio próprio.

O fruto do Espírito não é produzido na vida de alguém de que vive de qualquer maneira.O cristão precisa dedicar-se à oração, ao estudo da Palavra de Deus e passar por várias provas para alcançar o seu crescimento espiritual.
Ao analisar, uma por uma, as virtudes produzidas pelo fruto do Espírito, você chega à sublime conclusão que há um preço a ser pago, para alcançá-lo, mas a alegria é imensurável e lhe sustenta até a partida, ao encontro de Cristo.
Síntese da lição 6 : O Discípulo e a temperança da revista CPAD: Discipulado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...