25 de julho de 2012

TV e você, tudo a ver?


Texto Chave: “Os olhos são a janela da alma”. (Mateus 6.22b.)

Se existe algo que tem trazido uma influência à população brasileira é o aparelho de televisão. A TV ocupa um lugar muito importante na casa de milhões de brasileiros. Segundo o Ibope, pelo menos 92% dos lares brasileiros têm uma televisão. Para muitos ela tem forte influência, alguns chegam a copiar tudo ou quase tudo que vê na televisão.
Atualmente, entre as famílias, o único momento em que elas se reúnem é assistindo a algum programa na TV, e mesmo assim o ambiente se mantém em silêncio.
O objetivo desta lição não visa a proibição de assistir TV, mas ensinar aos adolescentes a serem espectadores que sabem selecionar o que assistem. E com isso não ser uma cópia exata daquilo que veem.
Por que a TV pode influenciar tanto as pessoas?
Existem vários motivos que mostram o porquê de a TV trazer tanta influência na vida das pessoas. A ‘telinha’ tem ocupado o lugar e a responsabilidade de outros. Crianças e adolescentes têm sofrido muito por causa da influência negativa que alguns programas trazem para todos. Atualmente, as pessoas não são mais educadas pelos pais (de uma maneira geral). E quando um ser humano não tem o ensino da família, falta a base de princípios e valores. Com esta ausência, para quem passa muito tempo diante da telinha, quem ensina é a TV. E as informações que são recebidas acabam se tornando verdade, e ditam um comportamento. 

Outro motivo que faz a TV ter tanta influência é o fato de as pessoas passarem mais tempo a assistindo ao invés de passar tempo com a família, lendo a Bíblia e livros (Oséias 4.6a).
Muitos pais acham que deixando os filhos vendo TV os  livrará dos perigos das ruas, drogas e da violência. Mas quanto mais tempo se passa ‘investindo’, em frente à telinha, mais vulnerável se tornam diante das informações erradas que alguns programas de TV passam.

A TV também mexe com as emoções e a com a mentalidade, ela traz impacto imediato, faz qualquer um ficar interessado pelo assunto tratado. O conteúdo é ignorado, mas o que importa é o que está acontecendo. As emoções influenciam a ação de cada um. Alguns chegam a cometer loucuras por causa disso.
 
Qual é a semelhança entre você e a TV? 

Muitos não conseguem entender que existem semelhanças, mas elas existem, e são mais comuns do que imaginamos. Atualmente, diversos programas na TV brasileira divulgam vários assuntos que confrontam e colidem com os valores morais cristãos. Sexo livre, consumismo, vaidade, corpo perfeito dentre outros são alguns dos padrões mais bombardeados.

Todas essas mensagens são transmitidas através de diversos programas, reality shows, novelas, minisséries e filmes. Assim, discretamente, têm sido usados para difundir a relativização de valores e princípios que outrora eram inegociáveis. 

Não é no imitar as falas da televisão que mora a semelhança, mas sim, nos detalhes que às vezes passam despercebidos. Como por exemplo: alguns jargões e frases ou até mesmo a divulgação de algumas ideologias pregadas por algumas emissoras que vão contra a Palavra de Deus. 

A pergunta então é: Quem Sou Eu?

O que a TV me fez ser? Ou aquilo que realmente sou?
O que faço por causa da TV?
Como me pareço com a TV? Modismo. Moda, gírias, opiniões

Cuidado, pois ela pode se tornar o seu pior inimigo

Muitos pensaram que a TV seria a ‘Besta do Apocalipse’ ou o próprio demônio, ela não é. Mas pode se tornar a pior inimiga ao se permitir que ela domine o tempo, pois qualquer um que passa grande parte do seu dia diante da telinha acaba se afastando das pessoas,  tornando-se uma pessoa insociável. A falta de tempo faz com que a pessoa não conviva com a família, e assim a base da sociedade e a noção de ”certo e errado” se dissolvem.

A escolha em fazer da TV a prioridade número 1 na vida faz com que ela se torne a pior inimiga de quem a vê, porque muitas pessoas veem a vida como uma fantasia (imaginam realidades que nunca vão existir). Além disso, são influenciadas porque veem alguns programas ou emissoras que divulgam falsas filosofias, seitas e heresias, religiões, nova era (símbolos), satanismo, evocação de demônios, esoterismo, macumbaria, a ênfase no prazer, no sexo livre, o desrespeito as autoridades, manipulação da verdade, a valorização do consumismo, mentiras e fofocas (2 Pedro 2.14). Fazem muitos se perderem achando que o que aprendem com a TV é verdade total ou acabam vivendo coisas que só são verdade na TV. 

Então o que fazer? 

Será que a solução então é não ver mais TV?
É claro que não. Todo mundo pode aprender algo na TV, e ela não tem só ensinos ruins ou que vão destruir a vida das pessoas. 

Todo cristão tem como base para sua vida a Palavra de Deus. Portanto, à luz da Bíblia a pergunta é o que devo ver na TV? Então, é necessário conhecer os ensinos da Palavra de Deus para que qualquer um possa saber analisar o que está vendo e se está de acordo com os princípios de Deus. A TV pode ser instrumento de edificação, lazer, crescimento familiar e espiritual, desde que qualquer pessoa que a veja, tenha a consciência firmada em Deus. Com isso qualquer um saberá filtrar o que é bom e ou ruim (Filipenses 4.8 e Mateus 18.9).

Pr. Bruno Bacelar Dias

19 de julho de 2012

Os dez mandamentos do telespectador cristão

                                                              

Autor Desconhecido

01. Amarás ao Senhor teu Deus acima de todos os desenhos, shows, jornais, piadas, novelas e filmes de televisão.

02. Não farás da imagem do vídeo um outro deus diante do Senhor. Não adorarás seus artistas, nem exibirás seus posters em tua casa, pois teu Deus é Deus zeloso e sentir-se-á enciumado.

03. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, como fazem, a todo momento, os protagonistas das novelas.

04. Guardarás verdadeiramente o dia do Senhor. Não ficarás diante do aparelho na tarde de domingo, mas sairás para visitar alguém que necessite de oração, conforto e estímulo.
05. Honra o culto doméstico com tua família para que teus filhos aprendam o caminho do Senhor e se prolongue a vida espiritual deles. Não permitirás de forma alguma que a televisão impeça esta honra.

06. Não farás da televisão a babá de teus filhos, nem permitirás que vejam televisão noite e dia, sem controle.

07. Não deixarás o aparelho exibir filmes indecentes ou cenas de adultério, para que essas coisas não fiquem em tua mente e te seduzam a esse pecado.

08. Não furtarás teu tempo diante da televisão, deixando de cumprir com o teu dever.

09. Não dirás falso testemunho contra teu próximo, como fazem os participantes das novelas, nem farás uso de suas gírias e palavras inconvenientes.

10. Não cobiçarás o modo de viver, de falar e de vestir dos artistas, nem os produtos que ali são anunciados. Não deixarás que essas coisas determinem tua conduta, nem o teu alimento.

Filipenses 4:8: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento."

9 de julho de 2012

Anunciando Jesus


“Um Outdoor é a designação de um meio publicitário exterior, sobretudo em placards modulares, disposto em locais de grande visibilidade, como à beira de rodovias ou nas paredes de edifícios das cidades” (dados da internet).

Nos outdoors, espalhados estrategicamente pelas cidades, coloca-se propagandas de forma a nos convencer a adquirir o que está sendo anunciado. Muitas vezes, está associado a aquisição do bem material à felicidade, a realização pessoal e sucesso.
Porém a nossa tarefa da semana é realizar um outdoor (em uma folha de papel ofício) de forma criativa ANUNCIANDO JESUS, divulgando que só "Ele é o caminho, a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai a não ser por Jesus.

Sejem criativos! Como os publicitários buscam chamar atenção dos consumidores, procurem usar colagem, desenhos , recortes...e a criatividade para falarmos de Jesus.



3 de julho de 2012

Decifrando o código

Esta semana lançamos um desafio para os alunos decifrar o código abaixo.
Decifre o seginte código de acordo com as dicas:
 
não porei coisa má diante dos
meus olhos. Odeio a obra
daquelesque se desviam; não
se me pegará a

mim.Salmos 101.3

Dicas:
- É um versículo
- Fala sobre olhos
- A fonte está em Wingdings
- O livro deste versículo está no velho testamento
Estudem!!!
Segue o código decifrado:

Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim.
Salmos 101.3
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...