30 de maio de 2012

Festa do dia das Mães na EBD

No dia 13 de maio de 2012, fizemos uma linda homenagem às mães, foi simples,mas emocionante.
Inciamos com a peça teatral do Rei Salomão e as duas mães.

 

Logo após de ser recitado um poema feito pela Prefessora Magdalena, as crianças entoaram o louvor : Exemplo de Mulher da Eyshila e Liz Lanne.

26 de maio de 2012

Lição 9 - Discipulado 2 - LOUVOR



                          Ministração de Louvor no Culto

O valor do culto - I Pd. 2:5; Mt. 4:10

"A adoração é mais importante que a pregação, porque a pregação é para o homem, mas a adoração é para Deus" - Rev. Tommy Tenney
O momento do culto é o momento da grande celebração ao Senhor. É quando a congregação se reúne para celebrar o milagre da ressurreição de Jesus, da nova vida em Cristo, da comunhão no Espírito e das conquistas espirituais.

Preparação dos ministros - II Tm. 2:15

No aspecto espiritual é necessário oração e leitura bíblica diariamente;

·         Um jejum semanal;
·         Oração e compartilhamento entre o grupo.
·         No aspecto musical é preciso realizar ensaios para que haja entrosamento (iniciar com um texto bíblico e oração);
·         Ter uma lista definida de cânticos; quando forem novos, providenciar cifras;
manter a ordem no ensaio evitando distrações, brincadeiras e conversas paralelas que são verdadeiros "ladrões de unção";
·         É necessário total concentração durante o ensaio; estar atento às orientações, arranjos, rítmica, métricas, etc;
·         O tempo do ensaio deve ser também um tempo de ministração.

Repertório - Sl. 96:1

Elaborar um repertório adequado ao tipo de reunião, ex: reunião de jovens, evangelismo, ceia, etc; o repertório de um culto dominical é diferente de um lançamento de um cd, por exemplo;

·         Elaborar um repertório adequado ao tempo de duração do louvor (conferir com o pastor); Dependendo do tempo dado à ministração dos cânticos não será necessário uma lista extensa de músicas. Estar sensível e atento a isso, e como no tópico anterior, diferenciar o tipo de programação;

·         No caso de culto, é importante que o tema dos cânticos seja um só;

·         É importante que o período de louvor seja iniciado com cânticos de celebração e de guerra, seguidos de cânticos de adoração. Isso pode mudar segundo a orientação do Espírito Santo, mas é necessário ter uma ordem na sequência dos cânticos;

O dirigente - II Cr. 29:27-30

O rei Ezequias estava a frente representando a liderança principal. Os líderes devem ir a frente e ensinar os seus músicos a profetizar!
O dirigente tem uma função importante no processo de culto coletivo. É responsável em conduzir a congregação na adoração ao Senhor. Para isso precisa estar consciente da sua missão e devidamente preparado. Vejamos alguns princípios que facilitarão sua tarefa:
a) dependência do Espírito - antes de tudo, buscar essa dependência geral, total e irrestrita, entendendo que o culto é do Espírito Santo e Ele sabe o que é melhor para cada pessoa na congregação, e dá ao dirigente as diretrizes da reunião - Rm. 8:26-27.
b) abertura do culto - o dirigente deve procurar tratar o povo com amabilidade, encorajando-o com uma promessa da Palavra, tomar cuidado com a maneira de falar, não ser grosseiro, indelicado, etc. Esse primeiro contato é a chave para o desenvolvimento de uma ministração abençoada e abençoadora.
c) devemos evitar - "pregações" durante o louvor, interromper a ministração para "ler a Bíblia", deixar o povo em pé por muito tempo, vestimenta inadequada, tipo roupa justa, transparente, cores chamativas, etc. Lembre-se que o louvor não é para o homem, mas para Deus! As pessoas devem olhar para Ele!
d) sensibilidade - estar atento à maneira como o louvor está transcorrendo e explorar um determinado cântico quando perceber que está fluindo profeticamente. Evitar deixar "brancos" entre um cântico e outro; para isso é indispensável desenvolver um bom entrosamento com os músicos, combinar sinais, etc.
e) expressão - está também ligada à inspiração que nasce do nosso tempo diário com o Senhor. A pessoa inspirada tem expressão! A principal fonte de inspiração é a Palavra de Deus. Quanto mais Palavra eu tiver mais inspirado serei. Ao meditar naquilo que canto, o resultado será uma expressão real de vida, que contagiará toda a congregação. Dessa forma, "chegarei" (ter acesso) no povo e terei a situação sob controle - Pv. 15:1.

Os músicos - Sl. 33:3

a) expressão - vale para os músicos os mesmos princípios aplicáveis ao dirigente na questão da expressão. Os músicos também têm um papel fundamental no louvor, principalmente o de profetizar com seus instrumentos - II Rs. 3:15. Precisam se exercitar nisto em casa, nos ensaios, nos cultos, dando total importância a esse desafio, aprofundando-o cada vez mais - I Cr. 25:1.
b) disciplina - é fruto de maturidade musical. O músico maduro tem conhecimento de suas responsabilidades e procura cumpri-las à risca. Por exemplo: chega nos horários marcados, tem cuidado com os equipamentos da igreja, nos ensaios obedece os arranjos apresentados, controla o volume do seu instrumento, nos ensaios e antes de começar o culto, não "desperdiça" unção tocando "outras músicas" (Altar no A.T. era usado para sacrifício.
"Palco" é diferente de "altar"), quando o arranjo pede um solo, toca somente o necessário sem se exceder, procura estar em sintonia com tudo o que acontece durante o louvor, ou seja, não é um "alienígena" em cima do púlpito (o não se exceder também se aplica ao grupo vocal).
c) inspiração - a exemplo do dirigente, o músico sempre deve estar inspirado - I Sm. 18:10. O músico inspirado está sempre pronto à participar inclusive com cânticos espirituais (vale para o backing vocal também).
Observando esses princípios básicos estaremos cooperando com o propósito do Pai e seremos grandemente abençoados
A Adoração   (EVANGELHO DE JOÃO 4.23)  
Ev.Luiz Henrique de Almeida Silva
            Jo 4.23- “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em ESPÍRITO e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”.
            Cabe-nos esclarecer que os verdadeiros adoradores são aqueles que trabalham na obra do Senhor, dando suas vidas pela causa do mestre; embora muitos pensam que são os exclusivamente cantores. A adoração a DEUS é um estado constante em nosso espírito “recriado” (ligado a DEUS pelo novo nascimento, através do ESPÍRITO SANTO), não sendo determinada por momentos de louvor, mas uma vida de comunhão com o ESPÍRITO SANTO; neste capítulo 4, a palavra adoração aparece 10 vezes indicando-nos, a necessidade de atentarmos mais para esse fato tão importante. A verdadeira adoração exige serviço na obra de DEUS e dedicação em obedecer à vontade de DEUS e ganhar almas (esta é a prioridade da Igreja, a evangelização).
            Devemos lembrar-nos de que DEUS é ESPÍRITO e aqueles que desejam adorá-lo devem fazê-lo em espírito e em verdade, ou seja, dispensando os estímulos externos; com um coração sincero e temente a DEUS (A adoração é a expressão máxima da oração). Jamais devemos confundir a adoração com o louvor, pois:
1.      -         Louva-se a DEUS pelo que ELE fez ou faz, mas adora-se a ELE pelo que ELE é;
2.      O louvor é um agradecimento a DEUS, a adoração é um engrandecimento de DEUS;
3.      No louvor precisa-se da participação de outras pessoas e às vezes de instrumentos musicais, a        adoração é individual e nasce dentro de nós, em nosso espírito;
4.      O louvor chega aos átrios, a adoração chega ao santo dos santos (presença de DEUS);
5.      No louvor são usados o corpo e a alma; na adoração são usados o corpo (mortificado), a alma (lavada no sangue de JESUS) e o espírito (“recriado”);
6.      Para louvar a DEUS não é preciso comunhão com o ESPÍRITO SANTO, pois até os animais o louvam (Sl 148, 149, 150); para se adorar a DEUS é preciso uma estreita comunhão com o ESPÍRITO SANTO, pois é ELE que nos transporta ao trono.
7.      O louvor é um aceno e cumprimento, a adoração é um abraço e um beijo cheio de amor. Tomemos como exemplo um marido que dá um fogão de presente à sua esposa e manda entregar em sua casa. A esposa louva ao marido pelo seu ato de amor, mas quando o mesmo chega em casa ela o abraça e beija agradecida e cheia de amor (isso é adoração).
8.      Para louvar não é preciso nascer de novo, para adorar só com espírito “recriado” (ligado a DEUS pelo novo nascimento, através do ESPÍRITO SANTO).       Observação: Por isso se vê tão poucos adoradores e tantos que louvam.
9.      Aos homens se aplaude (manifestação externa), a DEUS se adora (manifestação interna).

·         Note que JESUS está dizendo para a mulher que os judeus adoravam a DEUS com a palavra de DEUS (em verdade, pois possuíam todos os escritos do Pentateuco até os profetas) mas suas bocas diziam uma coisa e o coração outra. Não adoravam em Espírito, só com a verdade.
·         Os samaritanos adoravam em Espírito, pois não tinham nem o templo legítimo e nem a palavra (só adotavam o Pentateuco), faltava-lhes portanto a verdade.  
·         JESUS está dizendo que chegou o tempo de adorar em Espírito e em Verdade, pois ele envia o ESPÍRITO SANTO àqueles que lhe aceitarem como senhor e salvador e estes aprenderão o real sentido da adoração.
·         Veja que é DEUS que procura aos verdadeiros adoradores que o adoram em Espírito e em verdade.
·         Não é nem no Monte Gerizim em Samaria (templo já destruído) e nem no Monte Moriá em Jerusalém (onde estava erigido um suntuoso templo construído por Herodes) - mas a verdadeira adoração a DEUS é feita onde você estiver, bastando para isso erguer o pensamento a DEUS e adorá-lo, entregando-se totalmente ao ESPÍRITO SANTO.
***Caim ofereceu sacrifício inferior ao de seu irmão Abel, pois Abel ofereceu sua própria vida a DEUS(verdadeira adoração), tipificada no cordeiro que foi imolado e derramado o seu sangue;Antítipo de CRISTO.(Gn 4.2-5;Hb 11.4)***Abraão por já ser velho não poderia oferecer sua vida, pois pouco lhe restava para viver aqui na terra, por isso DEUS lhe pediu uma vida mais preciosa, a de seu filho amado que já estava começando a ocupar o lugar que só era de DEUS, no coração do velho patriarca.***Moisés ofereceu sua vida quando deixou os seus 40anos de orgulho de ser filho da filha de um faraó e passar a ser pastor de ovelhas por mais 40 anos e depois passar mais 40 anos dirigindo o povo de DEUS pelo deserto, inclusive passando pelo Mar Vermelho, símbolo de batismo nas águas, morte. Se tivéssemos espaço e tempo falaríamos de tantos outros que entregaram a DEUS o melhor da adoração, suas próprias vidas. (Hb 11.4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala.5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.===17 Pela fé Abraão, sendo provado, ofereceu Isaque; sim, ia oferecendo o seu unigênito aquele que recebera as promessas,===24 Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,===35 As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;36 e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões.37 Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados 38 (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
Ev.Luiz Henrique de Almeida Silva
Disponível em: http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao9discipulado2.htm

10 de maio de 2012

O fruto do Espírito

"

O fruto do Espírito descrito em Gálatas 5.22, permite ao verdadeiro cristão uma vida honrosa na presença de Deus e das outras pessoas.

Quando o crente, sob domínio do Espírito Santo, produz as diversas virtudes do fruto do Espírito, relacionadas no texto citado acima, ele passa a participar do cárater e da natureza de Cristo.

Essas qualidades apresentam-se em três grupos diferentes:

  • O primeiro grupo diz respeito a nossa atitude em relação a Deus ( Amor, Gozo e Paz):
Amor - É fácil amar as pessoas queridas, como os pais, filhos, esposo(a), parentes, amigos, etc. Mas através do Espírito Santo, você é capaz de dedicar o amor aos inimigos, de tal forma que lhes deseje o bem e perdoe as suas ofensas de todo o coração.

Gozo - Apesar das dificuldades financeiras, enfermidades, calúnias, pela atuação do Espírito Santo, o crente está cheio de gozo, ou seja , alegria. Assim como Paulo e Silas na prisão, injustamente presos por causa do Evangelho, em vez de reclamarem, simplesmente cantavam e oravam. (Atos 16.25)

Paz - O crente vive no meio da violência que gera insegurança e medo nas pessoas, mas esta virtude do Espírito lhe concede tranquilidade e confiança.

  • O segundo lida com os relacionamentos sociais ( longanimidade, benignidade e bondade):
Longanimidade -  Esta virtude faz você esperar com paciência no Senhor.

Benignidade - Torna você benigno, desejoso dobem a todos, principalmente para os seus inimigos.

Bondade - Se antes você praticava o mal, agora é bom para todos, sem acepção de pessoas.

  • E o terceiro descreve os príncipios que orientam a conduta de um cristão:
Fé - É a certeza que Deus existe e está sempre conosco para nos dá a vitória. Ela é sobrenatural, muito diferenteda natural, que leva o homem a confiar no motorista de ônibus, no piloto de avião, etc.

Mansidão - Torna você manso e calmo, quando antes, era agressivo e se irava por qualquer coisa que o contrariava.

Temperança - Parece ser o somatório de tudo. E sobre esta qualidade do fruto do Espírito. Quema possui, tem domínio próprio.

O fruto do Espírito não é produzido na vida de alguém de que vive de qualquer maneira.O cristão precisa dedicar-se à oração, ao estudo da Palavra de Deus e passar por várias provas para alcançar o seu crescimento espiritual.
Ao analisar, uma por uma, as virtudes produzidas pelo fruto do Espírito, você chega à sublime conclusão que há um preço a ser pago, para alcançá-lo, mas a alegria é imensurável e lhe sustenta até a partida, ao encontro de Cristo.
Síntese da lição 6 : O Discípulo e a temperança da revista CPAD: Discipulado.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...