28 de abril de 2012

CRER E SER



Há religiões para todos os gostos, para todos os bolsos - parece um negócio, um supermercado. Tem religião protegida pelo Estado, financiada com impostos em nome da cultura; tem religião que a gente não sabe para que existe. Tem gente religiosa que fala uma coisa e vive outra. Tem gente enganado e gente acreditando. Tem gente dizendo que a ciência é deus e gente pensando que é verdade.

A maioria acredita duvidando. Deus existe, mas o diabo, tavel não. Deus existe, mas não está nem aí. De que adianta uma fé fraca assim? Nós nos tornarmos aquilo que cremos. Como podemos ser fortes se nossa fé for fraca?

Você pode levar esse assunto a sério; pode ir além das religiões e dos rituais.Você pode achar liberdade no conhecimento da verdade!

"Jesus continuou: E o que é que vocês acham disto? Certo homem tinha dois filhos. Ele foi falar com o mais velho e disse: "Filho, hoje você vai trabalhar na minha plantação de uvas. Ële respondeu: "Eu não quero ir." Mas depois mudou de idéia e foi. O pai foi e deu ao outro filho a mesma ordem. E este disse: "Sim, senhor." Mas depois não foi. Qual deles fez o que pai queria? Perguntou Jesus. E eles responderam: O filho mais velho. Então Jesus disse a eles. Eu afirmo a vocês que is to é verdade: os cobradores de impostos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus antes de vocês. Pois João Batista veio para mostrar a vocês o caminho certo, e vocês não creram nele; mas os cobradores de impostos e as prostitutas creram. Porém, mesmo tendo visto isso, vocês não se arrependeram e não creram nele." ( Mateus 21:28-32 NTLH)

Jesus estava falando de pessoas que inicialmente parecem religiosas, mas não levam a fé a sério. Para elas a religião é só um ritual. Essas pessoas não encontram Deus. Então há aqueles que de início nem parecem muito espirituais, mas quando resolvem crer, tudo muda! Você pode crer. Você pode mudar, acreditando em Jesus.

"Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem

21 de abril de 2012

Como começar um namoro cristão?

Alguns aspectos são importantes para um começo no namoro cristão. Geralmente não sou de estabelecer uma idade certa para alguém namorar. Antigamente isso era o costume, hoje com o decorrer dos tempos e uma mudança na cultura não se faz mais tal coisa. Porém, ainda assim, existem pais que estabelecem uma determinada idade para que seus filhos venham a poder namorar. Eu creio que isso é benéfico e sábio por parte dos pais, mas não uma exigência. Vejamos alguns requisitos importantes para se começar um namoro:

 

 

1.     Salvação. Ambos os jovens ou adultos devem ser verdadeiramente salvos, ou seja, ambos já devem ter aceitado a Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador pessoal (João 3.16; Lucas 19.10; Romanos 10.9-10).
2.     Maturidade física e Espiritual. Não devem ser crianças, pois maturidade é importante e essencial no relacionamento entre duas pessoas (Efésios 4.13; 1Coríntios 14.20).
3.     Comunhão com Deus. Primeiramente Deus deve estar sendo uma fonte de luz em sua vida, uma fonte de vigor espiritual. Se não tiver comunhão com Deus, nunca será abençoado em qualquer tipo de relacionamento (1João 1.6-7).
4.     Permissão dos pais. Ambos os pais dos pretendentes devem estar de acordo com o namoro. Isso demonstra confiança e honra dos filhos para com seus pais. Um namoro onde os pais não apóiam, geralmente resulta em muitas dificuldades. Isso não significa que os pais são a autoridade final no namoro, significa que estão querendo a bênção paterna para o relacionamento.
5.     Apoio do seu pastor. Isso é importante e muitas vezes negligenciado pelos cristãos. O pastor de ambos deve apoiar e dar sua bênção. Pode ser que pastor veja coisas que eles não estão vendo e por isso é importante receber o apoio, o conselho deste servo de Deus.

6.     Comunicação e visitas. Deve-se procurar estabelecer um determinado ritmo nas visitas por parte do rapaz à casa da moça. É claro que não todos os dias. Estabelecer uma boa comunicação entre ambos.
7.     Confiança dos pais. No decorrer do namoro, deve procurar ganhar e manter a confiança dos pais. Verificar como é a relação entre a pessoa e seus pais. Procurar ser sensível para qualquer mudança.

12 de abril de 2012

A ESCOLA DOMINICAL E A RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR

O bom professor é aquele que almeja a excelência do ensino e se empenha em alcançá-la. Tem que ser como o apóstolo Paulo exortou: “…o que ensina, esmere-se no fazê-lo” (Rm 12.7). Paulo recomenda àquele que ensina a dedicação total desse ministério. Dedicação que resultará num progresso constante do professor, quer seja em relação à habilidade no ensino e crescimento espiritual de seus alunos; quer seja em relação a sua própria vida cristã.
O professor da escola dominical deve ser o primeiro a viver o que ensina. A classe nunca deve ser subestimada (muito menos a dos pequeninos). Ela saberá se o professor está sendo sincero no que diz. Como também saberá se o professor se preparou adequadamente para a aula. Fazer pesquisas de última hora e preparar a aula às pressas nunca dá certo. Quando o professor não se esforça para fazer o melhor, ele não apenas desrespeita seus alunos como peca contra Deus.
Além de viver o que ensina, o bom professor conhece seus alunos. Ele nunca deve acreditar que basta, por exemplo, pegar a revista e ensinar o que está ali, por melhor que seja o seu trabalho de pesquisa. O professor da escola dominical deve conhecer a sua classe, cada um de seus alunos. É importante que o professor conheça seus alunos, até mesmo para uma transmissão mais natural e eficaz de sua aula.
Quanto ao preparo e a exposição da aula propriamente dito, os editores dos Estudos Bíblicos Didaquê apresentam sugestões preciosas que ajudarão em muito os professores da escola dominical. Com ligeiras adaptações passo a transcrevê-las:
  1. Utilizar sempre a Bíblia como referencial absoluto.
  2. Elaborar pesquisas e anotações, buscando noutras fontes subsídios para a complementação das lições.
  3. Planejar a ministração das aulas, relacionando-as entre si para que haja coerência e se evite a antecipação da matéria.
  4. Evitar o distanciamento do assunto proposto na lição.
  5. Dinamizar a aula sem monopolizar a palavra oferecendo respostas prontas.
  6. Relacionar as mensagens ao cotidiano dos alunos, desafiando-os a praticar as verdades aprendidas.
  7. No final da aula, despertar os alunos quanto ao próximo assunto a ser estudado, mostrando-lhes a possibilidade de aprenderem coisas novas e incentivando-os a estudardurante a semana.
  8. Depender sempre da iluminação do Espírito Santo, orando, estudando e colocando-se diante de Deus como instrumento para a instrução de outros.
  9. Verificar a transformação na vida dos alunos, a fim de avaliar o êxito de seu trabalho.
Duas coisas, pelo menos, têm levado muita gente a perder o interesse pela escola dominical hoje em dia, ou seja, a falta de criatividade do professor e dinâmica das aulas. Professor: Faça de sua aula algo interessante; seja criativo, gaste tempo nisso. Criatividade e dinamismo são, em boa parte, o segredo do sucesso do professor eficaz.
É necessário que o professor da escola dominical veja seu trabalho como o ministério que Deus lhe deu e que, por isso mesmo, precisa ser realizado da melhor maneira possível. “… o que ensina, esmere-se no fazê-lo” (Rm 12.7).
Escrito por: Professor Josivaldo França Pereira

4 de abril de 2012

Cantata de Páscoa

Venha conosco comemorar a Ressurreição de nosso Senhor e Salvador Jesus.


Ele se entregou naquela cruz por amor a nossa vida!

O evento ocorrerá na Assembléia de Deus do Sinal em Vila de Cava
Rua Bernardino de Melo, 141, Vila de Cava, Nova Iguaçu- RJ
Domingo, às 19h.

Contamos com sua presença!

2 de abril de 2012

Lição 13 - O caminho para viver




"Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte. " Prov. 16.25

Nesta última lição iremos nos despedir de mais um trimestre abençoado por Deus, com um reflexão sobre a nossa vida: Qual caminho estamos trilhando, será que ele nos leva ao Pai?

Existem pessoas que trilham por caminhos que levam à destruição, mas sabemos que o único caminho que nos leva ao Pai é JESUS.

"E disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."
(Jo. 14.6)

O adolescente se encontra em uma fase importante e decisiva da sua vida. Suas escolhas irão determinar o seu futuro. Devemos lembrar que o mundo está cheio de armadilhas sutis que podem atrapalhar e destruir nossas vidas, porém somente aqueles que temem ao SEnhor escapam delas. ( Pv. 14.27)

O caminho que leva aos céus é "apertado", ou seja dificil de ser trilhado, mas sabemos que mesmo sendo árduo também será recompensador no final, então é melhor sofrermos pelo Senhor agora e garantir a vitória no final da caminhada.

Não se iluda com caminhos que parecem ser fáceis, prazerosos e agradáveis, pois não passam de uma ilusão. A bíblia diz:

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33) "

A Palavra de Deus é a nossa direção, por isso é necessário guardá-la no coração. Não se preocupe se alguém te chama de "careta". Melhor é agradar a Deus do que o homem.

Neste fim de trimestre, pensemos melhor sobre tudo o que aprendemos, que possamos meditar na Palavra de Deus e atentar aos Conselhos para o dia a dia que estão contidos no livro de Provérbios.

Que paz do SEnhor que excede todo entendimento esteja conosco.

Síntese da Lição 13 da Revista Adolescentes - Conselhos para o dia a dia da CPAD.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...