30 de janeiro de 2012

Assim dá tempo

Para fazer as coisas do melhor jeito, não basta saber trabalhar sozinho ou em equipe. Também é preciso saber organizar bem o tempo.


Todo mundo reclama da falta de tempo hoje em dia, não é?
Mas quem se organiza consegue achar tempo para o principal (Buscar o Senhor). Como ninguém consegue fazer tudo ao mesmo tempo, é preciso escolher o que é mais importante. Experimente colocar cada coisa no papel, em ordem de importância. Dependendo do caso, o que estiver no final da lista pode até ficar para outro dia.

Se você for o líder do seu time ou do grupo que está fazendo um trabalho para a escola, é bom saber delegar funções. Isto significa passar uma parte das tarefas para os outros. Assim o seu grupo vai crescer, porque estará participando e aprendendo mais. E você terá mais tempo livre para outras coisas da sua lista. Inclusive para descansar, orar e ler a bíblia, o que também é muito importante...


28 de janeiro de 2012

Aula da lição 3 - Evite más companhias

Esta lição fala para evitarmos as más companhias,e para escolhermos nossa amizade, escolhermos as pessoas certas e escolhermos os amigos certos.

Devemos tomar cuidado com quem a gente se comunica e com quem falamos.


Milena Agues

26 de janeiro de 2012

Lição 3 - Evite más companhias

 

Esta lição tratou sobre a importância de se evitar más companhias e as consequências que esta pode trazer para a sua vida cristã.
Uma amizade pode exercer influências boas ou más na vida de uma pessoa. Existe um ditado que diz: "Diga-me com quem andas e eu te direi quem és". Uma boa amizade pode ser uma benção, mas uma amizade ruim pode estragar uma vida.
Você pode não acreditar ou dizer que isso não funciona com você, mas querendo ou não somos influenciados por aqueles com quem nos associamos, pois as pessoas têm a tendência de se tornarem parecidas com aqueles que as rodeiam; adquirindo características negativas ou positivas. A palavra de Deus manda que nos afastemos das pessoas que nos conduzem para o mal e a escolhermos nossos companheiros com qualidades cristãs, porque se andarmos com más companhias seremos corrompidos.

"Filho, não ande com gente dessa laia. Fique longe deles. Eles têm pressa de fazer o mal e estão sempre prontos pra matar." (Pv. 1.15,16)
Veja o conselho que a Bíblia nos dá:

"Bem aventurados o varão que não anda segundo os conselhos dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." (Sl. 1.1,2)

  • A sutileza do mal
O mal não aparece de uma forma assombrosa, arrepiante, causando medo e pavor nas pessoas.
Geralmente, ele surge com uma boa aparência, fantasiado de "aventura", "adrenalina", "poder" e "sedução". Por causa disso as pessoas que se envolvem com amigos ruins, não conseguem perceber o abismo a sua frente.
Faça uma análise na sua vida e observe com quem você tem andado. Se seus amigos não são cristãos, ou se comportam de uma maneira que desagrada a Deus, isso significa que você precisa cortar essas amizades e fazer novos amigos. Lembre-se: Se andarem em más companhias, serão corrompidos. "O bem não será ilustrado neles. A maldade deles será ilustrada em você".


Resumo da Lição 3-Evite más companhias - Adolescentes, CPAD

19 de janeiro de 2012

Divulque nosso blog!

Preparamos um cartão de visita para você que curte nosso blog, poder divulgá-lo no orkut, facebook, em site ou blog. Aproveite e participe do blog sendo seguidor, comentando e trocando idéias.



Fiquem com Deus!




18 de janeiro de 2012

Atenção ao recado!



Neste domingo, dia 22/01/12, não haverá aula na Escola Bíblica Dominical, devido a Assembléia Ordinária que acontecerá na Ass. de Deu em B.Roxo.
Mas não deixem de estudar e adiantar suas tarefas. Também fiquem ligados no blog, porque a qualquer momento pode surgir uma novidade.

Fiquem com Deus!

13 de janeiro de 2012

Leitura para o professor


Acredito que para todo professor poder ministrar uma boa aula é indespensável, oração. leitura bíblica e do Espírito Santo de Deus. Mas se tratando de dar aulas para adolescentes, o professor deve está preparado em dobro, então neste blog sempre que puder estarei postando algumas dicas essenciais para um bom desempenho na sala de aula.
Para começar, um bom professor deve posuir um bom conhecimento, então selecionei alguns livros que li que podem ser de grande proveito para a preparação de cada lição e um aprendizado para a sua vida no dia a dia.

Bom dia, Espírito Santo  
Autor: Benny Hinn
Este livro é uma chamada para quem deseja realmente conhecer o Espírito Santo e buscar um relacionamento íntimo e profundo com Ele.                                                             
Um amor que vale a pena
Autor: Max Lucado
Este livro está focado no capítulo 13 de I Coríntios e fala a respeito do amor. O livro é realmente maravilhoso, principalmente quando fala sobre o amor de Cristo.
Seara em fogo - A vida de Moody
Autor: Boanerges Ribeiro
Você que trabalha com a Escola Dominical não pode ficar sem ler este livro. Ele conta a história de Moody um homem que amou intesamente a obra e conseguiu ganhar milhares de almas para Cristo.
Manual do líder de louvor.
Autor: Nilson Dadini Coelho

Para quem quer saber um pouco mais sobre o ramo musical e de que forma a música tem sido empregada em nossas igrejas, este livro é ótimo. Eu também sou líder do ministério de louvor da minha igreja e esse livro me ajudou muito.
O Santo e o Profano
Autor: Jorge Linhares
Este livro é bem direto no que se trata sobre o que é santo e  que não é. Ressalta que Bíblia não se contradiz, ousja não existe meio termo ou é ou não é.
O doador de sonhos
Autor: Bruce Wilkinson
Este livro foi um dos que eu mais gostei,como queria passá-lo para os adolescentes, pena que não o tenho mais, mas se você conseguir. Não deixe de ler este livro, principalmente se você possui um sonho que para muitos parece ser impossível. 
A visão de Deus
Autor: Tommy Tenney
Este livro além de retratar sobre a importância da adoração. Tem seu foco de como perspectica de Deus é diferente da nossa e quanto mais se aproximamos dEle, mas enxergamos com os seus olhos.
Existem outros livros como:
  • Os valentes de Deus;
  • O poder do jejum e da oração;
  • Apocalipse - versículo por versículo ( Severino..)
                Breve estarei mencionando outros livros, mas não se esqueça o maior de todos é         
                                                                         BÌBLIA SAGRADA.                                                              
                                                                                                                                                                 


12 de janeiro de 2012

Lição 2 - Obedeça aos pais


 


O preço da desobediência

Deus nunca obrigou o homem a seguir a direção por ele estabelecida. Porém, andar fora da orientação de Deus é uma loucura. Deus nos fez com o propósito de ser criaturas datadas de livre-arbítrio. Ele respeita a nossa escolha, mesmo sendo a escolha errada. Ele não força as pessoas a se conformarem com sua vontade, mas cada consequência que virá, se essas escolhas forem erradas. Por isso, tenha bastante cuidado. 

Princípios vitais em relação aos pais:

A obediência. O apóstolo mostra que a obediência aos pais é um mandamento. Portanto, pode-se dizer que a obediência é um princípio básico para uma vida cristã saudável.


O amor. O amor é indispensável para alcançarmos o princípio da obediência. Sem ele é impossível alguém conseguir obedecer. Obedecer significa sujeitar-se ás exigências ou ás normas estabelecidas pelos nossos pais.

A honra. Honrar aos pais é algo mais do que um mandamento é uma demonstração de amor e fidelidade. Portanto, aprenda a dirigir-se aos pais gentilmente, sem grosseria ou sarcasmo. Ouça o que eles tem a dizer. Um filho que honra aos seus pais é capaz de obedecer em tudo sem retrucar e não se opõe a ajudar nas tarefas do lar.


Nessa lição eu aprendi que todas as coisas que os seus pais não deixam vocês fazerem é para o seu próprio bem.

Ás vezes eles são muito chatos, não deixam agente sair, ficar na internet até tarde e etc... vocês podem até pensar: "Não vejo a hora de fazer 18 anos e me torna independente", mas os nossos pais só fazem isso para o nosso bem, eles estão fazendo isso para nós não ficarmos perdidos nesse mundo, porque eles sabem oque o mundo quer ofereçer.

 O mundo só quer acabar com as nossas vidas, jogar agente no lixo,e fazer ficar grávida tão jovem, vocês se lembram do filho pródigo, falou pai me dá a minha parte do dinheiro que eu vou curtir a vida. Os amigos deles só estavam do lado dele quando ele tinha dinheiro, quando o mesmo acabou todos os amigos desapareceram, mas ele voltou pra casa e o pai dele o recebeu com braços abertos.

Deus é assim você pode errar, mas ele nunca vai te abandonar, o mundo só quer levar você pra perdição, te usar e depois te jogar fora, quantas pessoas vocês conhecem que se desviaram e até agora não voltaram pra casa de Deus? São poucas. Agora olha como que está a vida deles ? Meninas grávidas cedo que  largaram os estudos por causa do seu filho e agora elas tem poucas pessoas que podem contar. Algumas só tem os pais que sempre as ajudaram na hora da dor, tudo que precisar a mãe e o pai delas dão para ver o seus filhos felizes.

Deus é um exemplo, deu o seu filho único para nos salvar. Então diga ao seus pais que você os ama. Deixe a vergonha de lado e saiba que eles não vao rir de você, mas serão gratos por esse gesto de carinho.
E não esqueçam a melhor forma de demonstrar amor, é obedecendo. =D

Escrito por :

Nome : Jéssica Ferreira
Idade: 14 anos

Ganhadores da Escola Dominical

Ganhadores do 4° trimestre 2011 - O atleta Cristão

Parabéns a todos os alunos da Classe Jônatas, mas em especial aos três primeiros colocados que se destacaram durante esse período. Como todo atleta cada um recebeu o prêmio conforme seu desempenho, então eis aí os ganhadores.


Jéssica Ferreira - 1° Lugar


Uziel - 2° Lugar


Israel - 3° Lugar

Parabéns! Vocês Merecem!

10 de janeiro de 2012

Hora da leitura


Todo trimestre eu procuro reforçar nossos estudos através de livros evangélicos e este agora não vai ser diferente, domingo dia 15/01/2012 iremos fazer o sorteio da leitura dos livros e após lerem, os adolescentes terão que escrever uma resenha dando sua opinião sobre o livro destinado a eles.
Sugiro alguns livros que eu já tenho usado algum tempo e os adolescentes tem gostado muito. São livros evangélicos, mas com linguagem jovial e que será de muito proveito para o aprendizado de nossos jovens.

  
Os prisioneiros na Cidade Dourada
Autor: Dave e neta Jackson
Editora: CPAD
Aventura







A Recompensa do Traidor
Autor: Dave e neta Jackson
Editora: CPAD
Aventura







Verdade Desplugada - para garotos
Autor: ?
Editora :CPAD
Histórias diárias de jovens







Ele escolheu você
Autor: Max Lucado
Editora: CPAD
Analogia de histórias diárias de jovens com o sacrificio de Jesus.







Ei, Deus!
Autor: Franklin Foglio
Editora: ?
Drama








A Cabana
Autor: William P. Young
Editora: Sextante
Drama








Detetive Zack - O segredo do dilúvio de Noé
Autor: Jerry D. Thomas
Editora: CPAD
Aventura

Tarefa da Lição 2

Toda lição os adolescentes recebem uma tarefa para a fixação e aprendizado prático sobre cada assunto abordado nas aulas. Como esta a Lição 2 tratou sobre a importância de obedecer aos pais. A tarefa é para eles relacionarem em uma folha de papel como está sendo o seu comportamento em relação aos pais, o que deve mudar e o que deve melhorar. Após a relação escrever um versículo que exemplifique como deve ser o comportamento de um bom filho e meditar nele durante essa semana. Por exemplo:


1. Não devo responder com grosseria meus pais;
2.Devo ajudar mais minha mãe nas tarefas de casa;
.
.
.

"Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor."
Cl 3.20

Fiquem na paz!


Leonizia da Costa
Professora da Classe Jônatas

7 de janeiro de 2012

Conheça nossos adolescentes


Olá, Pessoal, A Paz do Senhor!
Acredito que todo professor para dar uma boa aula deve conhecer bem seus alunos, então eu venho com muito prazer apresentar as bençãos que o Senhor me confiou para ensiná-los a Palavra de Deus.

Esta é a Bárbara, 15 anos. É muito inteligente e adora ler. Só falta um pouco as aulas..rs. Mas quando vai participa bastante.

O nome deste menino é Uziel, isto mesmo uziel com "u". Ele tem ? anos. Ele é super esforçado, está presente em todas as aulas. Apesar ser muito falante às vezes um pouco bagunceiro, é super abençoado e prestativo.

Minha amiguinha Thais, menina muito tímida, mas muito inteligente. Ela tem 15 anos e às vezes acho que ela quer ser patricinha...rs. Um detalhe que eu não posso deixar passar...Adora um celular.
Evelin, 13 anos. Super sensível e carinhosa. Devo puxar a orelha por quase não fazer as tarefas, mas é super esforçada e está sempre presente nas programações da igreja. Ah! é outra que ama um celular.
Se você está pensando: "Nossa só tem menina!". Realmente a maioria são meninas. E vou lhes apresentar mais uma. Esta é a Jéssica, 14 anos. É uma das alunas que mais me apóia, grande benção, esforçada e recordista de prêmios de melhor aluna da EBD adolescentes.
Milena, tem ? anos. A Aluna mais recente da turma.Conheço desde que era criança e hoje tenho um maior prazer de tê-la como minha aluna. É a aluna mais pontual. Chega mais cedo que a própria professora. :-)
Até que enfim um menino! Este é o Israel, 12 anos. Ele faz as tarefas e está sempre presente. Mas quando se junta com Uziel...Imagine como eu dou aula...rs. Tenho muito orgulho dele ser mais um aluno.

E eu Leonizia da Costa, mais conhecida por Nicinha, 22 anos. Professora da Classe Jônatas, o resto deixa que meus alunos falem...

Aula da lição 2 - Busque a sabedoria

Galera a aula do dia 01/01/2012 título da lição: Busque a sabedoria.
A sabedoria é muito importante para todo o crente por isso busque a sabedoria e lembre-se que ela está contida em Deus, então busque a Deus e ganharás sabedoria.

Escrito por: Uziel 

3 de janeiro de 2012

Lição 1 - Busque a sabedoria


“Porque melhor é a sabedoria do que jóias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela.”(Pv. 8:11 – ARA)

Nenhuma jóia preciosa nem os tesouros terrenos são dignos de ser comparados à verdadeira sabedoria. O Senhor Deus nos diz que a Sabedoria resulta da obediência à Sua Palavra e submissão à correção Divina, deve ser escolhida antes de qualquer outro bem terreno, por mais precioso que possa parecer. Devemos fazer da sabedoria nossa prioridade; devemos dedicar toda a nossa disposição a ela e nos dispormos a deixar tudo por ela.

O Livro de Provérbios

O Livro de Provérbios faz inúmeras referencias indicando uma conduta e um estilo de vida, a fim de alcançarmos a sabedoria. Em Provérbios a sabedoria começa com Deus. Os sábios, os retos, os justos, enfim, aqueles que conhecem a Deus e nele confiam, estes refletem isso através de uma conduta reta e amorosa com seus semelhantes, segundo os princípios estabelecidos por Deus.

Os padrões positivos e negativos do livro de Provérbios fornecem um valioso teste parta a conduta pessoal através das intruções nele escrito, as quais abordam muitos aspectos da vida diária.

Usando a Sabedoria

É comum que se confunda conhecimento com sabedoria. Mas se prestarmos atenção, podemos verificar como são distintos. O conhecimento são as informações que adquirimos, é a base daquilo que chamamos de cultura. Podemos adquirir conhecimento sem sequer vivermos uma só experiência fora dos livros e das aulas teóricas. Podemos nos tornar cultos sem sairmos da reclusão de uma biblioteca.

Já a sabedoria, por outro lado, é o reflexo da vivência, na prática, ou seja, uma pessoa culta não é necessariamente sábia, mas uma pessoa sábia é culta em sua área de sabedoria. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida. É preciso buscar, sim, o conhecimento, a informação e a cultura, mas também se deve ter a coragem de experimentar uma vida de prática de amor e comunhão com o próximo e obediência – isso é ser sábio.

Síntese dos subsídios da CPAD e da Profª Jacira da Silva.

2 de janeiro de 2012

Corrida de Provérbios

      No domingo dia 01/01/2012 estudamos a primeira lição desse trimestre: "Busque a sabedoria". Como estas lições estão baseadas no livro de Provérbios, propus aos alunos uma leitura completa do livro de Salomão até o final da revista. A tarefa vale 30 pontos. Então não percam tempo!

Espero que vocês leiam, meditem e pratiquem a Palavra de Deus.


Leonizia da Costa
Professora da Classe Jônatas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...